...

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

AGLOMERADO | "O despertar da primavera" em minha aleatoriedade!

   
   Sim, eu conheço e já fiz muita gente conhecer "O despertar da primavera". Não, eu não vi o musical brasileiro e, muito menos, o da Broadway. Porém, eu tenho uma amiga com um super bom gosto que ama essa peça de morrer e foi à uma apresentação do musical no Rio quando esse estava em cartaz, foi ela quem me falou do despertar pela primeira vez.

   Logo quando cheguei em casa corri para o nosso amigo Google e pesquisei sobre a peça. Fiquei meio em dúvida quanto ao enredo certo da história e tal, mas ele é basicamente: como os jovens daquela época (séc. XIX), em pleno aflorar da vida, inseridos em uma sociedade tão repressora, lidão com assuntos considerados errados, pecaminosos e impróprios. Muitos desse assuntos são rotulados de tal forma ainda nos dias de hoje, e olha que a peça em que o musical se fundamenta tem mais de cem anos. Voltando a história da minha busca pela história da peça (confuso isso), a mesma amiga que me introduziu ao assunto me fez apaixonar-se de vez por esse assunto quando me mostrou esse vídeo.

   Meu coração foi arrebatado de vez quando ouvi essa música. Para mim, é a melhor. Ela expressa o que realmente eles estão sentindo. Ela se encaixa perfeitamente no contexto...


   A versão brasileira, de Charles Möeller e Claudio Botelho (os mesmos carinhas que adaptaram musicais como "O mágico de Oz" de 2012; "Como vencer na vida sem fazer força" de 2013; "A Noviça Rebelde" de 2008; e "Hair" de 2012), foi livremente adaptada, ou seja, não foi uma xerox da versão original americana do musical. Como em várias outras adaptações, a brasileira também teve suas músicas num estilo mais rock, mais moderno. E isso contrasta muito com o contexto histórico e cronológico da obra. O cenário do musical abrazucado é bem legal, fazendo-nos, mesmo que pelo youtube, viajar na história. 


   Mesmo com a descontração das cenas e dos números musicais, a peça retrata assuntos sérios (como aborto, suicídio, homonexualidade, incesto, masturbação) e que podemos nos deparar nos dias de hoje. Como o caso da protagonista Wendla, que engravida sem mesmo saber de onde vem os bebês, ou de Moritz, jovem inseguro e que se suicida. 

Espero que tenha gostado desse singelo post, cheio de aglomerados. Pesquisem mais sobre a obra do escritor alemão Frank Wedekind que é lindíssima. No youtube tem vários vídeos, de várias versões diferentes (Acho a mexicana muito bonita). Então, foi isso gente. Eu indico passar um tempinho no computador pesquisando sobre "O despertar da primavera"!

That's all folks!

Nenhum comentário :

Postar um comentário