...

domingo, 7 de setembro de 2014

RESENHANDO | Se Eu Ficar

   Ontem foi dia de cinema! :D E para esse momento sempre maravilhoso (que serve de descanso também) eu escolhi o filme falado da vez, o recém-estreado: Se Eu Ficar. O bom de não ter esperado nada do filme funcionou porque, desse modo, eu não me decepcionei. Porém, se tivesse esperado algo bom do filme também não decepcionaria. 

"Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva."
adorocinema.com

   Como essa sinopse está bem básica, introduzirei Mia Hall à vocês. A personagem principal é uma jovem que, assim como eu, está tensa por não saber se cursará o que quer na faculdade que quer. E é nesse contexto que a trama começa. Mia e sua família estão programando visitar uma tia após receberem a notícia que as aulas foram suspensas por conta de uma nevasca na cidade. Essa nevasca também preocupa a jovem, pois com isso sua carta de aceitação (ou rejeição) da Julliard School poderá chegar atrasada. Então é isso, Mia é uma jovem que está na estrada preocupada com sua admissão em uma faculdade, apaixonada, que toca violoncelo e escuta música clássica quando, de repente, um acidente muda todo o curso da sua vida...

   Sim, o acidente acontece bem no começo do filme e toda a história se desenrola partindo dele. No início do longa pensei que estivesse assistindo alguma continuação de "Um Olhar do Paraíso". A temática e a narração da personagem fazem com que esses dois filmes tenha alguma coisa em comum no começo. Mas isso é só no começo. Depois de algum tempo, principalmente depois do acidente, você se toca que não assistirá a uma cópia. Se Eu Ficar ganha muita identidade e ajuda a distinguir esses dois filmes. E essa identidade muito deve-se ao fato de que o filme nos é apresentado em flashes do passado. Na verdade não são flashes como nós estamos acostumados a ver em filmes que retratam a memória da personagem, é que o filme não é cronológico. Assim, as imagens e cenas são passadas de maneira atemporal, nos permitindo conhecer por completo o que aconteceu na vida da personagem antes de ela estar entre a vida e a morte. 

   A melhor cena do filme, na minha opinião, é  a audição de Mia para tentar uma vaga na Julliard. A Chlöe Grace Moretz interpretou com grandeza e graciosidade essa cena. Ela consegue nos transmitir os sentimentos da personagem ao tocar o violoncelo. Ficou uma cena perfeita. E a música ajuda muito. Outro ponto forte do filme foi, justamente, a sonoplastia. Os sons e as músicas (e há bastante música nesse filme, incluindo um cover lindo de Halo da Beyoncé) se encaixam perfeitamente nas cenas. Até quando eles estão nos shows da banda do Adam a música não fica aquela coisa artificial. Parece de verdade que é um show de rock.

   Se ela acordar do coma, tudo será diferente na vida dela. O interessante da história é que acompanhamos o drama dela junto com ela e no momento em que tudo está acontecendo. No geral, sempre vemos nos filmes os processos de recuperação das pessoas após um trauma, ou seja, sempre vemos o que aconteceu depois. E com esse é diferente e é legal assim. 

   Como uma fotografia bonita, Se Eu Ficar é a história de uma jovem que não se parece com sua família e tenta descobrir o seu lugar no mundo. É também um filme que te faz refletir, porém não acho que seja um rio de lágrimas como foi em "A Culpa É das Estrelas". Os personagens, apesar de tudo, não foram bem aprofundados no filme e isso deixou a desejar. Depois de ver o filme, minha consciência clama pela a leitura do livro. Espero atende-la brevemente. Valeu a pena ter assistido. Recomendado, gente!


That's all folks!

4 comentários :

  1. Oi Pedro! Quero assistir a esse filme,mas como o cinema da minha cidade só passa dublado, vou esperar sair em DVD/Blu-Ray. Espero gostar!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Estou com muita vontade de ir assistir ao filme, todo mundo fala super bem.
    Mas, quero ler o livro antes de ver o filme, então talvez demore um pouco.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah!!! Estou doida para ler o livro e assistir o filme. Parece ser uma história linda. Eu vi o trailer e fiquei louca. Quero muitoooo. rsrs...
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oooooi Pedro, beleza?

    Vou ver o filme nesse final de semana. Fiquei boba de ver que já saiu de cartaz da maioria dos cinemas. Tipo O,o OI? Enfim, tenho que correr. Li o livro que curti bastante, achei muito bonito. Vamos ver se o filme conseguiu ser mais emocionante...

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir