...

quinta-feira, 4 de abril de 2013

RESENHANDO - "A Hospedeira"

    Como havia dito terça-feira, ontem fui ao cinema assistir o filme "A Hospedeira". E como prometido, eis aí minha resenha. Mas antes de começar eu queria falar um pouco da minha tarde no cinema: gente, foi muito legal ter saído ontem. Minhas ferias acabam domingo e eu estou muito chateado com isso. No post de terça tinha dito que estava meio receoso com o filme, mas até gostei de ter assistido. De quebra ganhei uma pizza, um "papo" legal com meus amigos e dois livros (um eu queria muito). Agora vamos ao que interessa, vamos à resenha:

   A primeira coisa que eu fiz antes de ir ao cinema foi não criar expectativas demais no filme. Pois é, não me decepcionei, justamente por não ter colocado expectativas. Eu não li o livro e não conhecia a história. (Minha amiga tinha lido o livro e teve que me explica um pouco sobre, pois havíamos perdido o comecinho). Esse foi um ponto positivo para não esperar demais do filme. Sim, o foi não tem nada de tão especial. Mesmo assim, a base da história é bem interessante. E para você que, como eu, não leu o livro e não sabe nada ou quase nada da história, resumirei bem resumido: Melanie é uma jovem que virou hospedeira de "uma alienígena" de uma espécie que invade vários outros planetas convivendo em paz com as outras espécies que ali habitavam. Porém, diferente de outros planetas, na Terra eles invadiram os corpos humanos. (Esses alienígenas não têm forma). Tudo porque, segundo os extraterrestres, o ser humano não conseguiram conviver com eles que não queriam uma guerra ou uma dominação. (Um dos pontos que mais me chamou atenção foi o fato dos alienígenas serem educados, desmistificando a ideia de um extraterrestre ser sempre o monstro, e a crítica inteligente sobre os seres humanos não respeitarem o próximo e seu próprio planeta). Com essa "inevitável invasão", criaram-se grupos de resistência humana, homens e mulheres que estavam livres da invasão alienígena. 

   Antes de ser invadida, Melanie conheceu um cara, Jared. Na época as invasões já tinham começado e ele percebe que a menina é uma humana. Esse episódio é muito engraçado porque o cara a encontra fuçando a geladeira, dá uma uma gravata na menina, coloca uma lanterna nos olhos dela, descobre que ela é humana e dá um beijo nela. (Graças a Deus ela deu um soco, pensei que eles já iam começar a namorar só por causa disso). Ela então foge com ele e leva seu irmão. Eles, então, começam a namorar, depois de um tempo, é claro. Em algum momento ela foi pega pelos alienígenas. Não sabemos quando (ou sabemos, eu cheguei atrasado um pouco e não sei), porque os acontecimentos antes de Melanie se tornar uma hospedeira são apenas lembranças da menina. Como Melanie é uma hospedeira resistente, Peregrina (quem invade seu corpo) não consegue "possuir" totalmente a menina. A hospedeira, então, fica mandando lembranças para Peregrina e elas até conversam. Melanie, então, faz com que Peregrina, usando seu corpo, vá até o grupo de resistência, pois ela havia prometido voltar, por seu irmão e por Jared. Demora um pouco para ela conquistar a confiança dos outros, já que eles sabem que ela foi invadida (olhos ficam diferentes, como na primeira imagem do post) e não sabem que Melanie está viva, dentro de seu corpo. Eles só podem escutar a Peregrina... Basicamente é isso, não gosto muito de spoilers, então, tem partes que vale a pena descobrir sozinhos.

   Segunda coisa que eu botei em minha cabeça foi não comparar com Crepúsculo, de mesma autora. Foi impossível. Percebi alguns detalhes que as duas obras convergem. Primeiro, quando Jared quer falar com Melanie, que fica calada dentro de seu corpo por três dias, Peregrina o diz que tem que irritá-la - lembro-me que em Lua Nova, para Bella poder ver "Edward" ela devia colocar sua vida em risco, irritando-o. Segunda coisa foi o fato de "o corpo" de Melanie ser disputado entre dois carinhas; Peregrina encanta Ian, fazendo-o se apaixonar por ela e Jared ama Melanie, que está viva dentro de seu corpo - e quem não lembra da grande disputa que era  entre Jacob e Edward por Bella? Todo mundo, né!   Além, é claro, do excesso de amor adolescente que a história têm. Mas isso já a marca da autora. Ela escreve para jovens meninas, que ainda sonham com os livros. Eu, sinceramente, preferiria uma guerra épica, humanos contra alienígenas, porém, não faço parte do público alvo. 

   Minha impressão sobre o filme é que ele é bem pobrezinho. Tanto de efeitos - como é uma história sobre extraterrestres, invasão, aquela coisa toda, pensei que os efeitos visuais me encantaria muito - quanto de atuação - Jared foi o mais sem graça. O grande galã e mocinho do filme foi o Ian (Jake Abel, o Luke de Percy Jackson nas telonas). Jake já havia feito filme sobre alienígenas (Eu sou o número 4) que me agradou mais, apesar de também ser um romance adolescente. Ah, não precisamos nem falar que a linda Saoirse Roman deu um show. Eu sou fã dela desde "Um olhar do Paraíso", no qual ela interpretou a protagonista Susie Salmon. Tem uma parte que é impossível não lembrar de uma cena marcante de "Um olhar no Paraíso": em "A Hospedeira" ela é encontrada pelo o grupo de resistência sob uma árvore. Isso me fez lembrar da cena em que ela chega no Céu, encontrando as outras meninas que também morreram como ela (a cena da enorme árvore verde). Sintetizando: o filme não emociona, em nada! É bem frio.

   A única coisa que salva no quesito visual são os cenários desérticos. Eu amei demais as locações, ficaram muito bonitas. Eles me fizeram acreditar que "o mundo" que sempre se resume aos EUA estava mesmo mudado, diferente. Fora isso, os efeitos visuais eram patéticos. Me enganaram, pelo pôster achei que o filme seria uma ficção científica bonita de ser ver.

   "Não é meu estilo preferido de história e nem de filme, mas fiquei muito curioso para ler o livro. Quem sabe futuramente? A base da história, o enredo proposto é bem interessante e diferente. Eu faria umas mudanças... Não acho que seja o pior filme do mundo ou a pior história já criada. Não consigo achar que filmes/livros são ruins. Todo filme tem seu público, tem quem goste. A história é nitidamente escrita para adolescentes e para quem curte um romance. Não me arrependo de ter visto, foi bacana. É um filme legal, apenas legal. A intenção foi boa, mas não foi dessa vez que a Stephenie Meyer me convenceu que alienígenas invadirão a Terra..."


 That's all folks!



Nenhum comentário :

Postar um comentário