...

sábado, 30 de março de 2013

ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

   Cada vez mais vemos livros de sucesso e outros de nem tanto ganhando suas versões para as telonas. Sagas, trilogias, romances, podemos ver de tudo no cinema. Dentre essas adaptações têm aquelas que foram um sucesso tanto de público quanto de crítica. Porém algumas deixam muito a desejar e não representam muito bem o livro. Há quem é contra e a favor das adaptações cinematográficas de seus livros favoritos. Mas têm aqueles que são super ciumentos com seus livros, e detestam a ideia de ver um filme baseando suas obras preferidas.

   Dentre as adaptações mais famosas estão a aclamada e amada série Twilight (Crepúsculo) e o romance que narra a vida e aventuras do bruxinho mais famoso do mundo, Harry Potter! Além dessas, podemos acompanhar visualmente as sagas O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia. Há também os filmes adaptados que fizeram os livros tomarem maior notoriedade, como: As Vantagens de ser Invisível, O lado bom da vidaAs aventuras de Pi
   
   Uma das maiores críticas que as adaptações de um livro para o cinema têm são os constantes cortes de partes importantes da história. Sempre tem alguma mania ou um texto de personagens que amamos e a maioria deles são cortados dos filmes, porém muitos detalhes fundamentais são, de fato, cortados da história. Assim que terminei de ler Harry Potter as Relíquias da Morte fui assisti a segunda parte da adaptação para o cinema e vi o filme com outros olhos. Aposto que muitas pessoas que apenas viram os filmes não sabem  o que as relíquias e as horcruxes significam e o porquê delas divergirem. Isso é uma pena, pois deveria ser mostrado. É um dos, se não o, pontos mais fortes e principais do livro. Apesar disso, os filmes do último capítulo da saga são ótimos de qualquer forma.

 Alguns livros ganharam muito notoriedade após suas versões para a telona. Um dos exemplos que mais notei foi o livro do escritor americano Stephen Chbosky: As vantagens de ser invisível. o livro foi lançado em 1999, mas após o lançamento do filme com o mesmo nome, em 2012, o livro ganhou tal notoriedade. Eu também só ouvir falar do livro após o filme. 
   Uma trilogia que também ganhou muita fama após o lançamento do filme foi Millenium. Os livros foram publicados entre 2005 e 2009 e o primeiro livro, Os homens que não amavam as mulheres, já havia ganhado uma adaptação sueca (nacionalidade dos livros). Porém, apenas o filme americano de 2011 estrelado por Rooney Mara (indicada ao Oscar por sua atuação no filme) que os livros ganharam tamanho destaque.

   Outro problema de certas adaptações é o curto tempo que um longa-metragem convencional tem para caber um obra literária tão grande. O filme Os Miseráveis é um grande exemplo disso. O filme é a adaptação do musical que, por sua vez, é baseado na obra do francês Victor Hugo. É um conjunto de cinco volumes. Agora imagina traduzir isso para uma peça de geralmente duas horas e meia? Impossível destacar os principais pontos por completo, impossível ser adaptado por completo. Uma das saídas que alguns roteiristas têm tido é dividir os filmes em duas partes. Mas isso geralmente é feito nos últimos livros de sagas.

   O fato é: assim como roteiros originais, roteiros adaptados são sucessos que agradam a muitos. O que nos resta a fazer é torcer para as próximas adaptações serem ótimas e bem adaptadas. That's all folks! (isso é tudo, pessoal!)

Um comentário :

  1. Gostei bastante do seu blog. Eu sempre fico na duvida se leio primeiro ou assisto. Se ler primeiro se decepciona com o filme e se assistir primeiro já lê o livro com aqueles personagens na cabeça. O duvida cruel.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir