...

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

RESENHANDO | Apenas Uma Vez

Olá, gente! Como vocês estão? Hoje teremos mais uma resenha de filme aqui no blog. O escolhido da vez é o filme irlandês Apenas Uma Vez. Desde o Tony Awards de 2012 que eu venho querendo muito ver esse filme. Quando eu vi o DVD dando sopa por 15 reais eu não hesitei e comprei. Para quem não sabe, Apenas Uma Vez foi adaptado para o teatro e virou um musical: Once (título original do filme). Esse musical, só no Tony Awards, ganhou 8 prêmios no total e me deixou com uma pulga atrás da orelha. O longa (que é supercurto, com 85 minutos) é estrelado pela dupla The Swell Season: o irlandês Glen Hansard e checa Markéta Irglová. O filme também ganhou o Oscar de Melhor Canção Original por "Falling Slowly".


Trilha sonora do filme
"Dublin, Irlanda. Um músico de rua (Glen Hansard) sente-se inseguro para apresentar suas próprias canções. Um dia ele encontra uma jovem mãe (Markéta Inglová), que tenta ainda se encontrar na cidade. Logo eles se aproximam e, ao reconhecer o talento um do outro, começam a ajudar-se mutuamente para que seus sonhos se tornem realidade."
adorocinema.com

Conhecemos no filme dois personagens, um homem e uma mulher, que tem estilos de vida distintos mas algo em comum: os dois são músicos. Mesmo sem seus nomes revelados nós conseguimos ficar íntimos deles. Ele é músico de rua e ela uma pianista que usa um piano emprestado em uma loja de instrumentos musicais para praticar, enquanto se desdobra em empregos informais para sustentar sua filha pequena e sua mãe. 

Ela deixou na República Tcheca seu marido(?) e mudou-se para Dublin para viver a vida difícil de um imigrante que troca seu país em busca de melhoras condições de vida e melhores oportunidades de emprego, por exemplo. Ele viu seu amor partir para Londres e, desde então, compõe músicas sobre o que está sentindo. Quando esses dois finalmente se encontram em uma das ruas da cidade, notamos uma conexão muito boa entre eles. Ela, ao longo de seus encontros na loja de instrumentos, o incentiva a investir em sua carreira em Londres e ir encontrar com sua amada. Ele embarca nessa junto com a moça, que o ajuda com a parte instrumental e com sua voz.



O filme é um musical leve, bonito e singelo. É sobre como a vida pode nos surpreender colocando em nosso caminho pessoas tão diferentes da gente, mas ao mesmo tempo muito valiosas e indispensáveis. É um bom filme para se ver em um final de tarde ocioso. Músicas boas. Fotografia nada preocupada em impressionar tecnologicamente falando, mas ela simplesmente impressiona. Lindo! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário