...

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

MÚSICA | Temas dos filmes da trilogia "Jogos Vorazes"

Se tem uma coisa que me anima quando falta pouco para a estreia de um filme são as músicas da trilha sonora sendo divulgadas, principalmente a música "tema" do filme (a principal que no geral leva toda a fama e também é indicada aos prêmios de Melhor Canção Original). Nas adaptações da trilogia "Jogos Vorazes" essas músicas principais, digamos assim, me agradaram muito e, se eu fosse montar um ranking de preferência, ele teria: Jogos Vorazes em terceiro lugar, Em Chamas em segundo e A Esperança - parte 1 ganharia. Isso não quer dizer que não gosto de alguma, pelo contrário, eu amo todas as três músicas e espero amar a quarta. 

Observei e conclui que as músicas amadurecem ao longo da história e cada uma retrata (melodicamente falando) as fases da Katniss. Vemos na primeira música, "Safe and Sound" da Taylor Swift com The Civil Wars, uma melodia leve, doce, calma e triste até; já em "Atlas", música da Coldplay para Em Chamas, uma revolução parece está a caminho (isso também é observado na faixa da Lorde para o filme, uma regravação de "Everybody Wants to Rule the World"); e tudo isso culmina em "Yellow Flicker Beat", também de Lorde, feita para a primeira parte do final da trama. E vocês podem não gostar de um dos nomes citados, mas um acerto muito grande das produções são os fortes nomes que interpretam essas músicas desde a primeira.

Safe and Sound por Taylor Swift e The Civil Wars, música do primeiro filme de Jogos Vorazes
Pra quem leu o livro, a frase safe and sound ("sã e salva" em inglês e nome da canção) tem um significado enorme: quando Katniss vela o corpo de Rue, ela diz essas palavras para menina que, naquele momento, estava sã e salva (me arrepio e me emociono só de lembrar, lindo). A letra da canção, então, se desenrola partindo de histórias que Katniss tem com alguns personagens da história. Essa música é simplesmente tocante. 

Atlas por Coldplay, música do segundo filme de Jogos Vorazes
Essa aqui merece aplausos de pé. Há quem diga que é chata, mas eu afirmo: ela é perfeita! A letra, a melodia, o vocal, o filme. Tudo perfeito. A letra é impecável se comparada à história. Ela descreve de maneira precisa o que a personagem está vivendo/vendo no mundo. Ela está em meio ao início de uma revolução. Tem de ser forte, mas mesmo assim ela é muito sensível e está tendo de lidar com mil coisas ao mesmo tempo. Uma ótima música que retrata um ótimo filme (nem preciso dizer que chorei ouvindo essa música no final do filme).


Yellor Flicker Beat por Lorde, música do terceiro filme de Jogos Vorazes
E nem sei o que falar dessa música. Lorde sempre linda, já apareceu na trilha de Em Chamas. Agora ela está assinando não só a música tema, mas a organização da trilha sonora inteira do filme. E ela mostrou muito competência (orgulho de ser fã). Confesso que pirei quando a música foi lançada.  A letra basicamente é a vida da Katniss e narra o que a personagem está passando nesse começo fatídico da revolução. "And my necklace is a rope / I tie it and untie" ("Meu colar é uma corda / Eu o amarro e desamarro"); "the fires find a home in me" ("O fogo acha um lar em mim"); "I'm done with it, this is the start / Of how it all ends" ("Estou cheia disso, esse é o começo / De como yudo termina"). Vale lembrar que essa música ganhou também uma versão repaginada feita pelo Kanye West e ficou muito boa.

Em "Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1" também contamos com outras músicas super legais. Hoje, dia 13, foi lançada na internet a faixa surpresa do Major Lazer com parceria de Ariana Grande, a já polêmica "All My Love" (confesso que a música é boa mas não combina muito com a trilha). Temos também The Lumineers assinando a melodia de "The Hanging tree" ("A Árvore Forca"), música muito especial para a história que será interpretada por Jennifer Lawrence como Katniss Everdeen. Mal consigo esperar, gente...

That's all folks!

Um comentário :

  1. Oie Pedro =)

    Gosto muito das trilhas sonoras dos filmes, na verdade essa é uma das minhas partes favoritas *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir