...

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

FILME vs. LIVRO | "Jogos Vorazes" - bem adaptado ou apenas fiel ao livro? Minha opinião sobre a história.

ANTES DE TUDO QUERO DIZER QUE AS ASNEIRAS COISAS DITAS NESSE POST SÃO, MERAMENTE, OPINIÕES MINHAS. OKAY? NÃO ME MATEM?!
   Quando vi o filme "Jogos Vorazes" ("The Hunger Games", carinhosamente abreviado por mim de HG) fiquei pensando: "poxa, quando eu ler o livro ele será bem diferente, como todos os outros. Nem vou me importar muito em ler depois, terei muitas surpresas". Mas assim que comecei a ler o livro, vi que o filme era bem fiel ao livro. Tudo bem que faltam alguns personagens (sobram alguns ás vezes), mas mesmo assim. Fiquei até assustado com a semelhança. Eu vi falas no filme que, juro para vocês, esperava que não fossem aparecer. Sem dúvidas HG foi a adaptação mais fiel que eu já vi. Mas será mesmo que o livro foi bem adaptado para as telonas? Será mesmo? o.O

   Logo assim que terminei de ver o filme disse: "preciso ler esse livro. É urgente". Estava disposto a comprá-lo, mas me faltou dinheiro. Isso é triste. Mas foi aí que no dia 15 de Agosto eu cheguei à escola e lá estava ele, me esperando. Logo quando senti a capa me interessei por ele. Após terminar "O teorema Katherine" (um excelente livro do John Green), peguei Jogos Vorazes, disposto a devorá-lo. Não, definitivamente, HG não é um livro que se arrasta ou que demora a te prender. A história é boa de um jeito que você se envolve, desde o início. Em quatro dias (um recorde para mim) eu terminei o livro. Cheguei a ler 120 páginas em um dia. De verdade, isso é um marco em minha história literária. Eu sempre demoro um século para terminar um livro.

   O livro é escrito em primeira pessoa, narrado por Katniss, a "mocinha" menos mocinha da história. Tá, pelo menos das histórias que já assisti/li. Ela não é dependente, ela fala o que pensa, ela é autentica. Autenticidade. Algumas vezes, tenho vontade de matá-la, mas aí vejo que não é por aí. Ela se deixa controlar pelas vontades da Capital (mas só às vezes). Porém, isso é questão de sobrevivência. Confesso que eu esperava algo revolucionário dela, quando, na verdade, ela abaixa a cabeça. "Hei, Katniss, você me decepcionou, em vários pontos do livro. Mas, mesmo assim, ainda não te odeio". Controle. Essa palavra, para mim, é a palavra central da história. Jogar 24 jovens (entre 12 e 18 anos), dois de cada distrito de Panem, dentro de uma arena e esperar até que saia apenas 1 com vida. Controle. A Capital controla. Controla até Katniss... Mas, aí vem o que me fez apaixonar-me pela história: existe uma Katniss incontrolável. Como sei disso? Os pensamentos dela, os pensamentos de Katniss é o que faz a história. São suas as palavras que aparecem no livro.

   Apesar de fiel ao livro, em vários aspectos, HG não é uma excelência de adaptação. E não digo porque faltam cenas nem nada (até sobram, já que é Katniss que narra a história e em alguns acontecimentos ela não está presente). Digo isso porque faltam explicações. Não, Katniss não é apaixonada por Peeta, eles não vivem romance. Quero dizer, não realmente. Eles não são apaixonados. NÃO! Pelo menos não no primeiro livro (Katniss se mostra confusa, na maioria do tempo, em relação a isso). Isso se chama controle. "Seja assim, faça isso, ou a Capital te mata, Katniss". E, como ela não é uma mocinha convencional, ela aceita. Não, ela não dá uma resposta malcriada, ela não foge e salva o dia. HG não é uma história qualquer. Não é uma série em que cada livro tem um final feliz e no outro, outras coisas recomeçam. Ele, mesmo sendo ficção, se mostra realista. Em diversos aspectos. E no que diz: "ninguém é perfeito e herói o tempo inteiro", ele se mostra expert. Mas uma coisa eu lamento: "poxa, os pensamentos da Katniss não narram o filme. Isso seria muito bom". 

   A minha cena preferida do filme (e uma das minhas partes preferidas do livro), é a cena em que ela desafia a Capital, simbolicamente. Infelizmente não poderei contar o que ela fez, de fato, para provocar tanto a ira da Capital. Mas posso te recomendar o livro. [SPOILER] A parte em que Rue, sua aliada de apenas 12 anos e quem faz Katniss se lembrar de sua irmã, Prim, morre. [SPOILER - na cena a seguir]. Mesmo tendo esse leve spoiler, vale a pena ver. Não é o fim do mundo. E, ah, a cena é, assustadoramente, fiel ao livro.

   O gesto feito por Katniss [o de beijar os três dedos médios e depois erguê-los] significa, segundo a própria Katniss: "[...] um gesto antigo de nosso distrito, e raramente utilizado. Eventualmente visto em enterros. Significa agradecimento, admiração, adeus a alguém que você ama". Essa homenagem é feita a Katniss assim que ela se oferece para ser tributo de seu distrito, o Distrito 12. 

   Eu poderia ficar listando minha impressão sobre o filme/livro eternamente, ou muito perto disso. Mas, infelizmente, opto por terminar aqui. Quero deixar transparente que eu tinha muitos preconceitos acerca de Jogos Vorazes. Sério. Mas agora estou todo e tudo mais. Brevemente lerei "Em chamas", empolgado para o filme. Será que teremos outro show de fidelidade? 

That's all folks!

2 comentários :

  1. Pedro também achei que foi o filme mais fiel ao livro que já vi.

    Sério fiquei com vontade de ler de novo, sou fã de Jogos Vorazes e li os três livros numa velocidade sem tamanho kkkkkkkk.

    Parabéns pelo post realmente adorei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pedro!
    Posso te dar uma dica antes de toda minha "bla blação"? LEIA LOGO EM CHAMAS! Não veja o filme antes de ler! LEIA! LEIA! LEIA! DEVORE! ENGULA! ABRA TEU ESTÔMAGO E ENFIE O LIVRO LÁ DENTRO ANTES DE VER O FILME! Ufs... Agora, digitando calmamente. É meu conselho como fã de HG, leia o livro do Em Chamas para depois ver o filme. Certos choques serão melhores com o livro nas mãos; pode ser que você perca a empolgação depois de já ter visto a cena na "telinha".
    Agora, vamos aos comentários.

    "Cheguei a ler 120 páginas em um dia. De verdade, isso é um marco em minha história literária." - MUAHAHAHAHHA Está apenas começando querido! Daqui a pouco não terás mais vida social. E então te darei as boas vindas ao mundo dos leitores anônimos.

    "Não, Katniss não é apaixonada por Peeta, eles não vivem romance." - Ah, posso me declarar em amor eterno a ti? ADOREI ESTA FALA! Definitivamente aqueles dois !não vivem romance!, mas acho que só quem leu o livro entende isso quando vê o filme.

    ". E, ah, a cena é, assustadoramente, fiel ao livro." - Altamente de arrepiar, concordo. Minhas lágrimas rolaram no cinema, minha lágrimas rolaram sobre as páginas. Foi incontrolável.

    Adorei estes teus comentários e estou a seguir este teu blog tão apaixonante.
    Mil beijos, a ti e boa sorte com tuas futuras leituras.

    Bai, bai. <3
    http://naofaleaninguem.blogspot.com

    ResponderExcluir