...

sábado, 22 de junho de 2013

ATRÁS DAS CÂMERAS | Olimpíada de Astronomia.

   Oi folks, tudo bem? Bem, hoje eu decidi compartilhar minha alegria com vocês. Há vários posts atrás que eu venho dizendo que eu não faço outra coisa além de estudar, e que eu não tenho tempo para o blog, e que eu estou exausto, etc. Então hoje, neste exato momento, resolvi fazer um post relacionado à escola/estudo. Eu participei da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e vou compartilhar aqui no blog um pouco dessa jornada louca.

   A professora de Física que organiza o olimpíada na minha escola [que antes que me perguntem é uma das unidades do CEFET/RJ, mais precisamente em Nova Iguaçu] é minha professora esse ano (2º ano do Ensino Médio). Em uma de suas aulas ela divulgou a olimpíada e falou que todos os participantes ganhariam um certificado. Vale lembrar que certificados de projetos e olimpíadas que você participou são muito importantes em sua carreira acadêmica. E mais importante do que eles é sua participação nesses. Confesso que me interessei mais pela parte do certificado, mas eu tenho um motivo: eu não sei muita coisa da área de Astronomia e eu tinha acabado de começar minha série atual (minhas aulas começaram em Abril). Porém, exitei em me inscrever de início. E foi depois de muito pensar que procurei a professora e disse que queria fazer a prova.

   No dia 10 de maio, dia da prova, eu teria que estudar para alguma avaliação regular que eu não me lembro e, como sempre, eu estava desesperado. Passei a manhã inteira antes da olimpíada dizendo e pensando internamente que não faria a prova. Eu não havia estudado quase nada (quero dizer: eu não havia estudado nada) para a OBA e estava decidido. Cinco minutos antes da prova, eu estava no meu intervalo e fui um dos últimos à subir para o terceiro andar e ir para minha última aula. Passando pelo corredor eu via as salas que estavam separadas para a olimpíada e tentei fugir da professora responsável. Entrei na minha sala e perguntei sobre a Camila [minha amiga na qual me refiro quase todo o post (como por exemplo esse)]. Me disseram: "Ela foi fazer a prova, ué.". Olhei para um lado, olhei para o outro e vi a Bruna desesperada, correndo e dizendo: "Vamos, Pedro. Nós estamos atrasados". Não consegui responder nada. Peguei duas canetas aleatórias do meu estojo e fui em direção à sala respectiva a letra do meu nome. Gente, eu fui fazer a bendita prova... Nos primeiros minutos não consegui ficar quieto, estava muito apertado. Fui ao banheiro e fui pensando: "Poxa, já estou aqui mesmo. Vou fazer essa prova com vontade, vou ler e tentar responder sinceramente, mesmo se não souber muita coisa.". Dito e feito. Sentei-me e consegui me concentrar. Fui resolvendo. 

   Conclusão: Quarta-feira, dia 19 de Junho, durante uma aula, uma amiga minha entrou na sala e, do nada, me parabenizou. Havia saído o resultado das notas da escola. Enfim, de 39 pessoas, eu fiquei com a 4ª maior nota do colégio. Claro que fiquei muito feliz, não estava acreditando. Ainda não estou. As 10 maiores notas foram enviadas a organização geral da OBA e agora é só esperar a divulgação das medalhas. Minha professora disse que com minha nota é possível ganhar uma medalha de bronze. Pode ser apenas um bronze, mas para mim significa muito mais do que isso. Eu realmente não esperava. A prova não estava difícil e disso eu sabia porque alguns alunos que fizeram em outros anos me disseram, e por esse motivo procurei ao máximo manter a calma. 

   Não sou um expert na prova, mas minhas dicas são as seguintes: estude relendo provas anteriores, faça a prova com calma, utilize todo o horário destinado a prova, faça todas as questões pois a prova é discursiva e cada pensamento seu conta. Essa é a prova de 2013 de nível IV (Ensino Médio), na qual eu participei. Até o próximo post... 


   That's all folks!

Um comentário :

  1. Que legal você é inteligente né, parabéns que venha muitos outros prêmios

    bjos

    ResponderExcluir