...

domingo, 28 de abril de 2013

LIVROS vs. FILMES - adaptações que li e lerei!

   Folks! Como vão? Então, mais um post feito em um dia livre da escola. Agora, eu estou assim, fazendo coisas entre os meus tempos livres. Estou pensando em escrever os posts enquanto estudo e ir arquivando. Quando precisar postar alguma coisa (porque às vezes isso fica às moscas) eu posto um dos arquivos. Enfim, hoje eu vim falar/escrever mais uma vez sobre adaptações. Porém, dessa vez sobre os livros nos quais me interessei a partir de suas adaptações cinematográficas. Vamos lá?

   Geralmente as pessoas vêem o filme porque gostaram do livro. Ou, pelo menos, assim seria mais normal. Porém, o contrário é muito frequente. Aconteceu comigo no primeiro livro que eu li. Faz algum tempo que li "Eclipse", de Stephenie Meyer, e só li o livro depois que conheci a saga. Prometi que só veria o filme depois de ler o livro. Não aguentei. Assisti o filme antes de terminar o livro e isso me desmotivou um pouco a continuar lendo. Quando prossegui com a leitura, vi que não era uma desvantagem muito grande ver o filme antes de ler. No livro tinha mais coisas, mais explicações, mais emoção. Resumindo minha concepção sobre o livro: A história é chata com uma narrativa bem massante (pronto, falei. rsrs). Para mim, a história, depois do primeiro livro, é palhaçada sem fim. Na verdade com um fim chatinho, chatinho. 

   Há um ano e meio mais ou menos eu comprei "Água para elefantes". Eu me interessei a ler esse livro quando havia começado a ver o filme. Eu resolvi parar de ver o filme e prometi, mais uma vez, que não o veria enquanto não terminasse de ler. Comprei o livro (foi engraçado quando o comprei porque fui comprar um livro de presente para uma amiga e tive que economizar no presente para poder comprar o livro que eu queria e mais as coisas que precisava comprar). Dito e feito... Só que eu só fui ler e terminar o livro um ano e meio depois. Depois de muito tempo com o livro guardado eu o li por inteiro no começo de Abril. A história é muito interessante e bonita, só acho que a narração é bem corrida/rápida, falta descrição de detalhes. Até hoje não vi o filme. Pretendo assisti-lo, mesmo algumas pessoas  me dizendo que o filme é estranho e sem nexo. A edição que eu comprei e li é com a capa igual ao cartaz. A capa da primeira edição é bem mais bonita. Porém, gosto muio da Reese e cartaz do filme é muito bonito.

   Não li muitos livros (se quiser conferir os que eu li e pretendo ler, acesse meu Skoob), o habito de leitura só "tomou conta" de mim de alguns meses pra cá. Claro que não leio só livros que viraram ou viram filmes. Mas esse "tipo" de livro é o meu preferido, sendo maioria absoluta em minha instante real. Há pouco tempo que descobri "Cidade dos ossos", até contei esse episódio em um dos posts (ADAPTAÇÃO - Cidade dos Ossos). Dessa vez não foi o filme que me intrigou a ler, e sim o trailer. O filme estreia de 23 de Agosto. Eu ainda estou no comecinho do livro, lendo-o em meus tempos livres. A primeira impressão foi ótima, estou gostando da escrita da Cassandra (autora). Pretendo e vou terminá-lo até a estreia do filme, que trás Lily Collins no papel principal.  

   Em minha lista de futuros livros estão: 
"O lado bom da vida" - era o segundo lugar na lista, estava atrás de "As vantagens de ser invisível". Porém, ouvi tanta coisa sobre o filme e sobre o livro que acabei me interessando. Logo, logo irei comprar e me deliciar com ele. 
"As vantagens de ser invisível" - quem lê o livro elogia, quem vê o filme elogia. Como não ficar curioso? Não vi o filme e pretendo não ver até terminar o de ler.
"A hospedeira" - como havia escrito no post resenha sobre a adaptação desse livro, pretendo lê-lo e hoje esse título ocupa o terceiro lugar da lista. A história base é legal e interessante, vou dar "aquela" chance.

     Não acho que assistir o filme antes do livro seja um agravante ou algo ruim. Pelo menos para mim. Eu fico com os atores na cabeça quando vejo o filme antes de ler, mas costumo imaginar as situações à medida que leio, tudo do meu jeito. Eu não me decepciono quando assisto o filme primeiro, sei que o livro tem mais coisa guardada para mim, sempre ali para me mostrar que o filme é apenas um espelho dele, apenas uma representação com pessoas reais para coisas mágicas. Há quem prefere ver, há quem prefere ler.

That's all folks!

Um comentário :

  1. Dos que você citou só não assisti O lado bom da vida e o Cidade dos ossos. Ultimamente tenho preferido assistir primeiro e ler depois. O livro é sempre melhor que o filme, etão a gente não se decepciona. O ruim é que a gente já vai ler com o ator do filme na cabeça, não dá nem pra imaginar diferente.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir